Início Notícias Chico Bento é embaixador da Restaura Natureza, olimpíada escolar de restauração que...

Chico Bento é embaixador da Restaura Natureza, olimpíada escolar de restauração que abre inscrições para professores

Em grupo, estudantes e professores de escolas de todo o Brasil vão realizar ações práticas relacionadas à restauração de ecossistemas e concorrer a prêmios

Está aberta a Segunda Fase da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).

Desde o dia 21 de fevereiro, a iniciativa ganhou dois reforços: os professores embarcam na olimpíada, como orientadores de suas turmas na Segunda Fase, e Chico Bento chega para ser embaixador da Restaura Natureza. Na parceria entre WWF-Brasil e Maurício de Souza Produções, o carismático personagem irá divulgar a Restaura Natureza em materiais ricamente ilustrados como tirinhas e cartilhas.

Canecas Personalizadas

“Chico Bento representa a harmonia entre as pessoas e a natureza, por isso reforça o apoio a esse importante projeto educacional. Suas histórias já trazem uma mensagem de cuidados com o meio ambiente e agora vão avançar para o tema da restauração”, diz Mônica Sousa, diretora-executiva da Maurício de Souza Produções.

A Restaura Natureza prevê a integração de vários parceiros e parceiras para agir de forma a acolher a diversidade e fortalecer as soluções locais, explica Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento do WWF-Brasil. “Reconhecemos a complexidade de cada território e ambiente do Brasil. Em cada lugar, em cada cidadã e cidadão, uma ideia pode nascer diferente. E agora com o Chico Bento como nosso embaixador, esperamos que mais estudantes, escolas e professores façam parte da turma da restauração”.

Nesta Segunda Fase, os participantes terão dois meses para realizar uma ação prática a ser executada em grupo. Estas ações poderão ser de plantio, uso de tecnologia, campanhas de engajamento ou outras formas que a criatividade dos grupos permitirem. Todos os grupos que enviarem um relato destas suas ações concorrerão em duas categorias: Avaliação da Comissão Julgadora e Voto Popular, que valerão prêmios.

Os estudantes que se inscreveram e completaram a Primeira Fase (individual e online) poderão participar da Segunda Fase. Para isso, precisam formar grupos e ter sua participação validada por um professor responsável. Os professores inscritos podem convidar novos alunos até 16 de março ou validar a pontuação de quem já começou a fazer os quizzes da Primeira Fase.

A Restaura Natureza é voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Até o dia 16 de março, ainda é possível se inscrever na Primeira Fase, que é totalmente online e individual, realizada pelo site Restaura Natureza. Composta de desafios online, a Primeira Fase traz perguntas de múltiplas respostas que desafiam os estudantes a testarem seus conhecimentos e buscarem novos aprendizados. Os alunos acumulam pontos e, paralelamente, aprendizados e inspirações para participar da Segunda Fase. Também é possível ganhar pontos convidando amigos para a Restaura Natureza.

“A olimpíada foi construída para ser lúdica e educativa. Após terem contato na Primeira Fase com nove temas atuais que se conectam ao currículo escolar por meio de quizzes, na fase final os estudantes poderão explorar e experimentar caminhos práticos para restaurar a natureza. Essa vivência é importante para estabelecer, nas comunidades escolares, uma cultura da restauração da natureza”, afirma Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação.

No desenvolvimento da Restaura Natureza foram consideradas as demandas da comunidade escolar, identificadas em um processo de escuta realizado em escolas de diversas cidades brasileiras. A equipe de especialistas em restauração do WWF-Brasil e parceiros técnicos também compartilharam as necessidades e temas urgentes da temática ambiental com a Quero na Escola. “Foi uma colaboração que conseguiu identificar oportunidades de aproximar os jovens de temas muito atuais e urgentes como o estresse hídrico, a crise climática e a defesa dos direitos de comunidades tradicionais e povos indígenas”, afirma Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil.

Serviço:

Quando:

Primeira Fase: de 26 de janeiro a 16 de março

Segunda Fase: de 21 de fevereiro a 28 de abril

Site Restaura Natureza

Matéria anteriorPesquisa global mostra que quase nove em cada 10 pessoas apoiam um tratado da ONU sobre poluição por plástico, mas os governos agirão?
Próxima matériaInstituição firma parceria com empresa de reforma de móveis estofados para fazer upcycling dos móveis recebidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze + 9 =