Mais de 100 famílias já foram beneficiadas pelo projeto que contou com um financiamento coletivo para impulsionar alcance

Em um país onde a desigualdade só aumentou durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, a tendência é que a extrema pobreza cresça. Um estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) mostra que a pobreza e a extrema pobreza alcançaram, em 2020, na América Latina, níveis que não foram observados nas últimas décadas.

Com o objetivo de garantir a saúde no início da vida e tentar ajudar a diminuir os impactos da extrema pobreza, uma parceria entre Bela Gil, Morada da Floresta e ChildFund Brasil, com o apoio da WestRock Brasil, está levando enxovais e mini berços ecológicos a famílias carentes. A campanha “Bela Baby Box – Proteja a infância no início da vida” já chegou a mais de 100 famílias de regiões carentes.

Canecas Personalizadas

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, dados do IBGE mostram que em 2019, antes da pandemia, o Brasil tinha mais de 13 milhões de pessoas na extrema pobreza (aquelas que, segundo o Banco Mundial, vivem com até R$ 151 por mês). Na linha da pobreza, com renda de até R$ 436 por mês, são quase 52 milhões de brasileiros. Somente entre as crianças de 0 a 11 anos, 4,8 milhões enfrentam o lado mais severo da pobreza. É o que mostrou um estudo do Núcleo de Inteligência Social (NIS), uma parceria entre a agência de desenvolvimento infantil ChildFund Brasil e a PUC Minas, divulgado em 2020.

Essa condição limita o acesso aos direitos previstos na Declaração Universal dos Direitos da Criança. Um dos princípios diz que toda criança terá direito a crescer e ser criada com saúde. Para isto, deve ser proporcionado à criança e à mãe cuidados e proteção especiais, pré e pós-natal.

Oficinas em saúde preparam as mães para o parto (Divulgação)

O projeto também promove palestras e oficinas sobre educação em saúde, como preparação para o parto, aleitamento materno e cuidados com o bebê recém-nascido, para pais e mães das famílias beneficiadas, e pretende ser permanente. “Nosso propósito é juntar forças para garantir o acesso das famílias em extrema vulnerabilidade a itens essenciais para o início digno da vida do bebê, com saúde, conforto, economia e ecologia”, explica Ana Paula Silva, da Morada da Floresta, educadora perinatal, gestora das marcas Bebês Ecológicos e Ecoabs e responsável pela implantação do projeto.

O projeto-piloto foi realizado em maio de 2019, atendendo 15 gestantes na região de Santa Luz, no Piauí, e outras cinco gestantes na Casa Ângela, em São Paulo, e em outubro de 2020 foi aberta uma campanha de financiamento coletivo. Com recursos levantados, foram atendidas mais 84 famílias em situação de vulnerabilidade dos municípios de Curimatá (PI), Anagé (BA), Cavalcante (GO), Vale do Jequitinhonha (MG) e Barbalhas (CE), municípios onde o ChildFund Brasil já atua no desenvolvimento social, com foco em crianças e adolescentes. “Nosso trabalho começa desde antes do nascimento, trabalhando com as mães, e prossegue com acompanhamento após o nascimento. Com foco na criança, atuamos para transformar a família socialmente e sustentavelmente”, explica Joyce Mara, gerente de pessoas e cultura do ChildFund Brasil.

Sono seguro e cuidados

O Bela Baby Box é um mini berço projetado para o sono seguro e prevenção à morte súbita nos primeiros meses de vida. O leito contém um colchão livre de solventes tóxicos, além de capa impermeável e lençol. A segurança do produto foi certificada por testes do Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bauer.

Dentro da caixa, acompanha um enxoval com itens de vestuário, higiene e cuidados pessoais para o bebê e para a mãe, resultado de uma curadoria cuidadosa com itens de marcas sustentáveis. As gestantes beneficiadas na primeira edição da campanha ganharam fraldas de pano Bebês Ecológicos, ecoabsorventes Ecoabs, roupinhas de algodão, lenços reutilizáveis, manta, mosquiteiro, máscaras reutilizáveis, shampoo, pomada para seios, chá orgânico para amamentação Iamaní, camiseta sling JeniPele, solução higienizante multifuncional Bioart, sabão de coco Biowash, que é feito com óleo de babaçu e aloe vera, e tira manchas biodegradável da Positiva.

Além da economia e do bem-estar que proporcionam, as fraldas de pano e os ecoabsorventes reduzem o descarte dos similares descartáveis. Com 4 fraldas de pano Bebês Ecológicos, por exemplo, a família deixa de utilizar aproximadamente 900 fraldas descartáveis, o equivalente a uma tonelada de plástico. Com o ecoaborvente Ecoabs, que dura no mínimo 5 anos, evita-se o descarte de 1,2 mil absorventes no meio ambiente.

“Gostaria que todas as futuras mamães tivessem a oportunidade que eu tive de ganhar esse presente. É muito útil, uma excelente ajuda para nós tanto financeiramente, pois ganhamos muitos itens, como em relação ao conforto e segurança para nossos filhos. Uma bela contribuição para este momento tão delicado que são os primeiros dias de pós-parto”, conta Juarita Martins, uma das gestantes que recebeu o enxoval.

Matéria anteriorCampanha de reciclagem solidária é prorrogada até dia 30 de setembro
Próxima matériaIniciativas verdes mudam a relação de refugiados e migrantes com meio ambiente em abrigos temporários no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × dois =