Com o objetivo de aumentar o diálogo e as ações em torno das mudanças climáticas no Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou na última semana a campanha Nós>> o movimento. A ideia é promover o debate sobre o clima e envolver os brasileiros nessa discussão até a 26ª sessão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, que será realizada de 1° a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. 

Os materiais da campanha, as histórias de quem está fazendo sua parte e mais informações sobre as mudanças climáticas já estão disponíveis no site https://www.nosomovimento.com.br. Além disso, ações em espaços públicos mostrarão como a questão climática impacta diversos aspectos na sociedade. A primeira delas foi no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde totens digitais exibiram mensagens sobre como o clima está conectado com a saúde, o bem-estar e a proteção de áreas verdes e a promoção de ecossistemas mais saudáveis. Uma das imagens traz o alerta do Secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmando que proteger a natureza é fundamental para a sobrevivência na Terra. As atualizações do site e as ações serão constantes, até a realização da COP26.

Canecas Personalizadas

A campanha irá ampliar a conscientização das questões sobre o clima, mostrando de que maneira ele está conectado com desafios e problemas atuais do país, como desemprego, segurança alimentar e mobilidade, mas reforçando que as soluções estão disponíveis, e são acessíveis, práticas e realistas.

A iniciativa pretende fortalecer indivíduos, comunidades, empresas e lideranças que já fazem a diferença na construção de um futuro melhor para as pessoas e para a natureza. Ações em movimento hoje por todo o país ganham visibilidade, lideradas por grandes empresas ou por movimentos de comunidades locais. A campanha também irá articular novas conexões e conversas sobre a agenda climática.

Todos são convidados a participar, debatendo ações e compartilhando conteúdos. Por meio da contribuição de vários agentes que trabalham com proteção ambiental e justiça climática, além de pessoas interessadas em fazer parte dessa ação, Nós >> o movimento quer mostrar a urgência e a relevância da questão do clima. “Precisamos criar soluções reais e imediatas para a construção de um presente melhor para a população do Brasil. É fundamental dar um próximo passo em relação aos nossos compromissos climáticos, focando em problemas urgentes, como saúde e trabalho, e fortalecendo as vozes dos mais afetados pela emergência climática e pelas crises que estamos enfrentando neste momento”, afirma Kimberly Mann, diretora do centro de informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), que coordena a campanha da ONU no país em colaboração com a Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

Matéria anteriorAgricultura familiar é impactada pela produção regional de cervejas
Próxima matériaAumenta interesse de crianças e adolescentes por temas sociais, aponta pesquisa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 + 7 =