Equipes trabalharão para viabilizar apoio conjunto a iniciativas com impacto social; Investimentos serão feitos através do novo Fundo Socioambiental do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Movimento Bem Maior (MBM), organização da sociedade civil, assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com vistas ao apoio conjunto a projetos que contribuam para gerar transformação social positiva no País. O plano de trabalho estabelece três focos de atuação: empreendedorismo, inclusão produtiva e educação. Os times trabalharão em conjunto para mobilizar e articular organizações sociais e potenciais parceiros para viabilizar economicamente e desenvolver grandes iniciativas que estejam dentro deste escopo.
Os investimentos serão feitos a partir do novo Fundo Socioambiental do BNDES, que disponibilizará R$ 100 milhões em recursos não reembolsáveis para incentivar projetos voltados à educação, meio ambiente e geração de emprego e renda. Em modelo similar aos programas Salvando Vidas e Resgatando a História, o BNDES oferecerá até um real para cada real investido pela iniciativa privada nesses projetos, amplificando o impacto dos recursos públicos e engajando organizações sem fins lucrativos nas ações. Ou seja, os recursos do Banco poderão apoiar projetos com orçamento de R$ 200 milhões.
Os temas do ACT com o MBM foram definidos por terem sido identificados, pelas equipes como de prioridade estratégica dentre os focos de atuação da agenda social de ambas as instituições. Também haverá o intercâmbio de informações técnicas e conhecimentos setoriais. Além disso, poderão ser apresentados projetos dos seus portfólios que possam ser objeto de investimento mútuo.
O ACT e o plano de trabalho estão alinhados ao objetivo geral do BNDES de ampliar o alcance de suas ações de sustentabilidade e ao objetivo específico do Banco de construir parcerias em agendas socioambientais com o setor corporativo, o que levou à criação, em 2020, do Departamento de Relacionamento de Impacto com o Setor Corporativo, exclusivo para este fim.
“A parceria com o Movimento Bem Maior serve de modelo para união de esforços entre empresas, poder público e sociedade civil na promoção da agenda ASG, de forma a gerar impactos socioambientais positivos para a sociedade brasileira”, avaliou o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha. “A parceria com o BNDES vem para solidificar um novo caminho, onde a soma de esforços entre público e privado resulta em mais investimento social e mais impacto sistêmico”, completa Carola Matarazzo, diretora executiva do Movimento Bem Maior.
Agenda ASG – Em julho de 2021, o BNDES divulgou os critérios do seu novo Fundo Socioambiental, cujas regras determinam que o Banco somente apoiará novos projetos na modalidade de apoio continuado se houver aporte de recursos de empresas parceiras.
Nesse sentido, o Acordo com o MBM representa contribuição relevante para os esforços de alcançar um resultado permanente e efetivo da Agenda ASG (Ambiental, Social e de melhoria de Governança) e é oportuna em um momento no qual o tema ganha importância nacional e internacional, sobretudo no cenário pós-pandemia.
“Essa parceria é mais um passo da atuação do BNDES com o setor corporativo e serve de modelo para ações futuras que visam alavancar o impacto e abrangência de iniciativas socioambientais para a sociedade, com resultados perenes e efetivos”, destacou o diretor de crédito à infraestrutura do Banco, Petrônio Cançado.