A geladeira é uma das aliadas para quem quer começar uma mudança de hábitos e atitudes

Cada vez mais as pessoas estão se atentando ao fato de que precisam comer bem. E comer bem não quer dizer uma montanha de comida no prato e sim fazer boas escolhas, o que resulta na alimentação sustentável, boa para a saúde e o meio ambiente.

Lori Vargas, proprietária da loja Mapeei – Uma Vida sem Plástico, é adepta da alimentação sustentável e dá três dicas para quem quer iniciar o processo. Confira:

1) Consciência em primeiro lugar

Tudo o que colocamos no prato é uma escolha, então a primeira etapa de uma alimentação saudável e sustentável é ter consciência da origem do seu alimento.

“Pense bem: de onde vem aquele produto? Como ele foi comercializado, em grandes redes de supermercado ou em produção local? Você fez a compra a granel ou por um pacotinho formado por isopor e plástico filme?”, pergunta a empresária.

“São essas pequenas atitudes que nos trazem consciência ao comprar um produto. A cadeia de alimentação é vasta, mas uma escolha adequada já faz toda a diferença”, conta Lori.

2) Utilize o que você já tem para prolongar a vida do alimento

Um dos maiores problemas de escolher alimentos frescos é que eles são perecíveis e, se não armazenados de forma correta, rapidamente não servem mais para o consumo.

Nesse ponto, vale pensar em diferentes formas para aproveitar um preço bom de um ingrediente. “Achou tomate barato e comprou bastante? Inove nos formatos de consumo”, indica Lori.

A profissional ainda lembra que potes de vidro, que todo mundo tem em casa, ajudam muito na hora de prolongar a vida de um alimento. “Uma parte dos tomates pode se transformar em extrato, que pode ser armazenado em vidros de conserva que a pessoa já tem em casa, por exemplo, e adiantar a vida de quem cozinha na hora de preparar carnes e massas”.

Da mesma forma, ele pode ser congelado junto com as ervas aromáticas preferidas da família, já em forminhas de gelo. Depois, basta descongelar e colocar para temperar o prato do dia.

3) Geladeira, a grande aliada

A geladeira é a grande aliada na hora de prolongar a vida dos alimentos frescos. Mas, até mesmo ela não consegue esticar o prazo de consumo se a comida não estiver em bom estado.

Por isso, a dica da Lori é usar produtos que, junto com a geladeira, vão garantir maior tempo de vida para o alimento, como a Bag de Legumes.

Também chamada de Bag de Geladeira, o produto parece uma bolsa carteira, e foi desenvolvido especialmente para armazenar legumes, frutas e verduras na geladeira e mantê-los fresquinho por muito mais tempo.

Confeccionado em tecido atoalhado, 100% algodão e com forro duplo, é muito simples de usar: basta mergulhar o produto em água, deixando o tecido úmido. Depois, é só guardar os alimentos dentro dele, que podem durar por semanas na geladeira.

“Você pode comprar seus alimentos usando saquinhos e sacolas de algodão e, ao chegar em casa, armazená-los no seu porta-legumes, evitando assim uma quantidade enorme de plástico”, explica Lori.

Além dessas três dicas, vale lembrar que outras ações caminham lado a lado para alcançar uma alimentação sustentável, como evitar o desperdício de alimentos, aproveitar integralmente os ingredientes, consumir frutas, verduras e vegetais da estação e optar por alimentos orgânicos.

“É possível aproveitar os alimentos de muitas formas: se sobrou uma parte da receita, podemos congelar ou preparar uma marmita para o dia seguinte. As cascas e talos podem ser reaproveitados para fazer sopas, caldos ou até para formar adubo para deixar sua hortinha ainda mais saudável”, finaliza Lori.

Não esqueça de reutilizar também a água do cozimento dos alimentos. Ela pode ser reutilizada na própria cozinha ou para saciar a sede das suas plantinhas!

Previous articleLab Habitação: Aceleração de Negócios abre inscrições para selecionar 20 empresas e startups de impacto
Next articleGigante sueca reduz emissões de carbono aos níveis de 2010

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × 4 =