Em seu segundo relatório, a empresa ressalta seus compromissos em Sustentabilidade, responsabilidade junto à cadeia de fornecedores e ressalta suas ações focadas no cliente, colaboradores, comunidade e expansões

A Vivara, a maior rede de joalherias do Brasil, apresenta pelo segundo ano consecutivo seu Relatório Anual de Sustentabilidade referente ao ano de 2020. O conteúdo reúne informações sobre as principais atividades, resultados financeiros e metas da empresa, além de reforçar seus compromissos e a importância da atuação sustentável cada vez mais próxima com seus clientes e fornecedores. O relatório está disponível pelo link http://catalogo.vivara.com.br/books/cbyv ou pelo site http://www.vivara.com.br/institucional/sustentabilidade

Canecas Personalizadas

Na edição deste ano, o material traz como destaque os desafios causados pela pandemia da Covid-19, principalmente no varejo. Desde março do ano passado, a companhia repensou seus processos e enxergou diferentes possibilidades, crescendo no ambiente digital. “Não temos como não citar 2020 como um ano desafiador para todo o mundo. E para a Vivara, além de desafiador, consideramos que foi um ano transformador, em que, diante da adversidade, nossa gestão responsável e sustentável encontrou novas formas de cuidar das pessoas e fazer negócios”, Paulo Kruglensky, CEO da Vivara.

Entre os destaques do relatório está o trabalho realizado na fábrica em Manaus focado na gestão dos resíduos industriais, orientado pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que contou com a participação de 95% dos colaboradores. A unidade ainda recebeu uma nova estação de tratamento de efluentes com o dobro da capacidade anterior para suprir as demandas do parque produtivo atual, onde 100% da água utilizada nas operações é descartada para estações de tratamento. A fábrica, em 2020, ainda passou por recertificação da ISO 9001 e manteve a certificação Facility and Merchandise Authorization Application and Instructions (FAMA).

Ainda vale ressaltar a responsabilidade com a cadeia de fornecedores, já que em 2020 foi lançado o Código de Conduta de Fornecedores e dado início a auditoria socioambiental em fornecedores diretos, com foco em conformidade e desenvolvimento empresarial. Esse trabalho contempla critérios legais, estimula a adoção das melhores práticas de governança corporativa, além de ressaltar que a perenidade do negócio depende de fatores como integridade e confiança nas relações, cuidado com as pessoas, preservação do meio ambiente e proximidade com seus fornecedores, o que é fundamental para garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Expansão das marcas

Reforçando seu compromisso de ampliar sua presença nos principais shoppings do país, a empresa encerrou o ano com 28 novas operações, totalizando 267 pontos de venda físicos em 24 estados brasileiros, sendo 208 lojas Vivara, 13 lojas Life by Vivara e 46 quiosques. A companhia atende todas as cidades do Brasil por meio de seu canal de e-commerce.

Colaboradores

A presença feminina já está atrelada ao DNA dos negócios da Vivara. A empresa é signatária de forma voluntária do Pacto Global das Nações Unidas e dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres. De seus 3.220 colaboradores, 88% são mulheres. Elas representam 88% dos cargos de liderança. 50% da direção e 40% do conselho de administração são do sexo feminino.

Negócios Digitais

Graças à aceleração da digitalização nos negócios, a Vivara registrou, em 2020, um crescimento de 191% nas vendas digitais e o maior volume de receita em um único trimestre: R﹩ 596,6 milhões no último trimestre do ano. Esse crescimento foi impulsionado pela estratégia de ominicanalidade, principalmente pelo projeto Joias em Ação, iniciativa de vendas diretas criada após o fechamento das lojas e que representou 25,5% das vendas do canal digital, em 2020.

Como parte do desenvolvimento da ominicanalidade, em 2020, a companhia iniciou o Ship From Store, com a integração do estoque de loja para a venda digital e entrega em casa, além de aprimorar o serviço já oferecido, garantindo mais agilidade na entrega e conveniência para o cliente.

“Para 2021, retomaremos a expansão orgânica acelerada e a omnicanalidade ganhará ainda mais relevância estratégica. Seguimos atentos aos desdobramentos relacionados à pandemia e diligentes na tomada de decisão. Temos solidez financeira e alta liquidez, com recursos suficientes para as oportunidades de consolidação e para reforçar nossa posição de liderança de mercado”, conclui o CEO da Vivara.

Engajamento Social

Em 2020, a companhia contribuiu para o desenvolvimento das comunidades por meio de ações via leis de incentivo e doações para enfrentamento da Covid-19. Em parceria com a Cruz Vermelha, realizou uma doação de 10 mil kits de higiene distribuídos para comunidades brasileiras, evitando a disseminação do vírus em regiões de vulnerabilidade social.

Também foi direcionado R$ 1,0 milhão para o fundo Luz Alliance, criado por Gisele Bündchen, embaixadora da marca Vivara, em parceria com a Brazil Foundation, organização pioneira em filantropia no Brasil. Os projetos beneficiados pelo fundo distribuíram cestas básicas, kits de higiene e refeições para comunidade vulneráveis localizadas nas regiões de maior incidência de casos.

Todas essas realizações são amparadas por uma visão de sustentabilidade que passa pela forte atenção à cada etapa do processo de fabricação e venda, da extração de matérias-primas ao tipo de embalagens, e que também traz como princípio o cuidado com as pessoas e com o planeta.

Matéria anteriorENGIE Brasil Energia lança Relatório de Sustentabilidade
Próxima matériaUm ano de pandemia: Hospital 9 de Julho economiza mais de 1 milhão de aventais com iniciativa sustentável 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 + dezesseis =