Em 2018 o mundo produziu 59 bilhões de cápsulas de café, segundo o Perfect Daily Grind, site do Reino Unido, especializado em informações sobre café. O Brasil tinha sete marcas fabricantes do produto em 2014, no ano seguinte já eram 70 e a estimativa é de que hoje sejam mais de 400. Esse cenário levanta uma questão: o que fazer com as cápsulas usadas?

A TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, desenvolveu um programa de reciclagem para as cápsulas Iperespresso, em parceria com a illycaffè, marca italiana de cafés premium. A empresa fará a reciclagem das partes plásticas, a compostagem do resíduo orgânico e responderá por todo o processo logístico.

Canecas Personalizadas

Além da reciclagem, a parceria vai gerar uma doação de R$ 3,00 por quilo de cápsulas recicladas para instituições sem fins lucrativos, indicadas por clientes e consumidores, e o envio das cápsulas será gratuito, via Correios e por meio de postos de coleta, ação recorrente nos processos de reciclagem desenvolvidos pela TerraCycle.

A parceria entrará em vigor a partir de maio/21. Para participar os clientes da marca de café – tanto empresas como pessoas físicas, devem acessar a página do programa e efetuar cadastro gratuito para confirmar sua participação. Para realizar o envio do material, basta gerar a etiqueta de postagem pré-paga no próprio site do programa, anexá-la à caixa contendo as cápsulas de café e levá-la até a agência dos Correios mais próxima, sem custo. Outra opção, sem necessidade de cadastro, será entregá-las nos pontos de coleta em locais estratégicos, inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, Renata Ross, ressalta a importância de iniciar com pequenas atitudes em nosso dia a dia. “Acreditamos que cada ação conta. Hoje com o empoderamento do consumidor, temos um papel de extrema relevância em relação ao meio ambiente, bem como tornar o tema prioridade para a indústria de bens de consumo”, comenta a executiva.

“A sustentabilidade sempre fez parte de nosso DNA”, afirma Frederico Canepa, diretor-geral da illy no Brasil. “Iniciamos em 1991 a compra sustentável de café diretamente dos produtores brasileiros, pagando desde então um preço superior ao mercado, em reconhecimento ao atingimento de uma qualidade superior e em respeito às melhores práticas sociais e ambientais, que controlamos ‘in loco’. A reciclagem das cápsulas Iperespresso no Brasil complementa essas iniciativas sustentáveis da illy e, desde 2020, fazem parte de uma iniciativa global mais ampla lançada pela matriz, a #OneMakesTheDifference (Cada um faz a diferença)”.

Matéria anteriorSeguradora brasileira é a primeira a conceder Selo Verde para oficinas mecânicas em parceria com o IQA
Próxima matériaPrêmio design jovens talentos 2021, para estudantes e profissionais recém-formados 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois + 9 =