O compromisso das empresas com a sustentabilidade aumenta a cada ano que passa e a tecnologia vem sendo uma grande aliada, tanto para desenvolvimento de novos modelos de negócios, quanto para reduzir o impacto ambiental. Um novo relatório da Qualcomm Technologies, Inc., “Sustentabilidade ambiental e uma economia mais verde: o papel transformador do 5G” mostra como a quinta geração de internet móvel poderá transformar e impactar positivamente as indústrias em todo o mundo.
O estudo revela, ainda, o papel do 5G na criação de produtos e processos que apoiam a sustentabilidade ambiental, além de mostrar como a tecnologia neste contexto é uma oportunidade econômica com grande potencial – bem como uma série de outros benefícios de negócios. As principais conclusões do relatório mostram que, nos Estados Unidos, a implementação do 5G deve gerar:
• A criação de até 300 mil novos empregos verdes até 2030. As funções de cientista de dados, engenharia de dados e engenharia de software ganharão força à medida que as empresas confiarem cada vez mais no 5G.
• Possibilitar a redução de 374 milhões de toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa nos Estados Unidos, o que equivale a tirar 81 milhões de veículos de passageiros das estradas dos EUA por um ano.
• Economizar 410 bilhões de galões de água em todo o país, o equivalente ao uso de água em mais de 4 milhões de residências, oferecendo maior percepção dos padrões de uso e problemas de vazamento.
• Reduzir o uso de pesticidas nos Estados Unidos em 50% com veículos aéreos não tripulados para sensoriamento remoto e aplicação por pulverização.
• Aumentar a eficiência de combustível em 20% por meio de sistemas de gerenciamento de faixa otimizados e sistemas de gerenciamento de tráfego habilitados pelo C-V2X.
Acesse o relatório completo: https://www.qualcomm.com/media/documents/files/5g-and-sustainability-report.pdf