RaiaDrogasil tem como ambição ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil

A RD-RaiaDrogasil apresentou nesta terça-feira (18) seus oito objetivos e 35 compromissos de sustentabilidade para 2030. As metas da RD se dividem em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis e foram desenhadas a partir de um amplo trabalho de escuta com funcionários e stakeholders. Esse trabalho foi desenvolvido com a crença de que as empresas existem para melhorar a vida das pessoas.

Canecas Personalizadas

“O caminho rumo à sustentabilidade vem sendo trilhado em toda a nossa história e está profundamente integrado ao nosso propósito e à estratégia de negócios da empresa, de evoluir para atuar como agente transformador da saúde e como promotor de hábitos mais saudáveis. Com essa jornada, estamos dando um grande passo em nossa meta principal de nos tornar, até 2030, a empresa que mais contribuiu para uma sociedade saudável no Brasil. Estamos trabalhando em linha com o conceito ESG de práticas ambientais, sociais e de governança, colocando a sustentabilidade no centro do nosso negócio”, explica Marcílio Pousada, presidente da RaiaDrogasil.

No pilar de Pessoas mais Saudáveis, a RD quer contribuir para tornar 50 milhões de brasileiros mais saudáveis e para isso, tem três objetivos centrais: cuidar da saúde dos funcionários, promover hábitos saudáveis entre os clientes da RD e promover a saúde integral na comunidade. Internamente, a RD vai intensificar a atenção à saúde de seus 45 mil funcionários e seus familiares, com cuidado integral, considerando as dimensões física, emocional, espiritual, social e ambiental. Além de criar um ambiente de trabalho mais saudável, essas metas irão apoiar o aumento da retenção e atração de novos talentos.

Para promover hábitos saudáveis entre os clientes, a empresa dará sequência ao trabalho de ampliação da oferta de produtos saudáveis em suas lojas e canais digitais, além do acesso a informações e a profissionais habilitados que atuem na área de prevenção e qualidade de vida, transformando as farmácias Droga Raia e Drogasil em hubs de saúde, com uma grande variedade de procedimentos, como aferição de pressão arterial e glicemia, aplicação de vacinas e outros. Este direcionamento de promoção de saúde está no DNA da companhia, e que desde 2020, tem acelerado as ações nesta direção. Já com foco no incentivo à saúde integral nas comunidades em que atua, a RaiaDrogasil irá fortalecer o trabalho de doações a entidades com foco na ampliação dos serviços de saúde, reforçando assim o papel social da empresa.

Diante dos desafios de inclusão e diversidade na sociedade, os compromissos da RD para o pilar de negócios mais Saudáveis passam por três objetivos principais que são a inclusão e empoderamento de funcionários por meio da promoção da diversidade; a ampliação das oportunidades de desenvolvimento pessoal dos

colaboradores; e a promoção do empoderamento e diversidade também entre os fornecedores.

Para um ambiente mais saudável, diverso e que consequentemente gere inovação e criatividade, a RD tem como meta aumentar a representatividade de mulheres, negros, pessoas com deficiência e de pessoas com mais de 50 anos em todas as suas operações: matriz, farmácias e centros de distribuição. Além disso, a RD quer conhecer melhor seus funcionários e fará em 2021 o Censo RD.

Ainda visando o desenvolvimento profissional de seus funcionários, a RD irá impulsionar a formação, o treinamento e o desenvolvimento de seus mais de 45 mil colaboradores. Um exemplo é o Programa Trilhar, que formou 100% dos gerentes de farmácias e traz oportunidades de crescimento nos centros de distribuição. Por fim, como compromisso com fornecedores e parceiros de negócios, a RD irá atuar próximo a estes públicos promovendo empoderamento e diversidade aumentando a capacidade especialmente dos menores, para que tenham mais autonomia e ampliem a sua competitividade financeira.

Já em Planeta mais Saudável, os principais desafios são tornar a RD uma empresa Net Zero e Aterro Zero, até 2030, com neutralidade global de carbono, reduzindo e compensando todas as suas emissões de gases de efeito estufa, e potencializar a economia circular na cadeia de valor da RD. As ações vão procurar zerar as emissões líquidas de gases causadores do efeito estufa até 2030 e destinar no máximo 10% dos resíduos gerados em suas operações para aterros ou para incineração.

Em 2019 e 2020, a RD dedicou-se a organizar o inventário de emissões de gases do efeito estufa, investiu em tecnologia e recursos para estabelecer um processo de melhoria contínua na agenda do clima. Ao longo do último ano, a empresa acumulou também outras grandes realizações voltadas ao meio ambiente, como: cerca de 7 mil toneladas de resíduos destinados de forma adequada, com base em sua classificação; 63 toneladas de medicamentos coletados e destinados para descarte consciente; além de 202 lojas abastecidas por usinas de geração distribuída, de menor impacto ambiental. Para 2021, o compromisso é chegar a 1.731 lojas abastecidas por essas usinas.

Os oito objetivos e as 35 metas de sustentabilidade da RD podem ser consultados em detalhes no site

https://rd.com.br/sustentabilidade/caminhar-juntos/

 

Matéria anteriorBrasil tem três projetos finalistas no Eco-Desafio 12.0 
Próxima matériaParceria vai acelerar aumento de frota comercial pesada movida a gás natural 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

6 − 5 =