Ação da Owens Illinois é realizado desde 2018 e já contribuiu para a logística reversa de mais de 10 toneladas de vidro

A Owens Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro promove, desde 2018, em parceria com a Triciclo Soluções Sustentáveis, o projeto da Retorna Machine, uma iniciativa simples e interativa que transforma resíduos em benefícios. Por meio de uma máquina de reciclagem instalada em área comum do prédio onde está situada sua sede, na Barra Funda, em São Paulo, a empresa incentiva colaboradores e a comunidade em geral a trocarem garrafas de vidro usadas por bens e serviços, como, por exemplo, recarga do bilhete único de transporte, descontos conta de energia elétrica, descontos em livraria, recarga de celular e cashback na conta PagBank.

Canecas Personalizadas

O equipamento, criado pela Triciclo, já arrecadou cerca de 10 toneladas de vidro em 3 anos, que são reutilizados na produção de novas embalagens do material, gerando menor consumo de energia, com menor emissão de resíduos e partículas de CO2, o que contribui diretamente para a conservação do meio ambiente.

Como o vidro é produzido a partir de minerais, como areia, barrilha, calcário e feldspato, seu reaproveitamento permite que a quantidade de matéria-prima retirada da natureza seja menor. A Owens Illinois é a maior recicladora de vidro no Brasil e tem a meta de atingir 50% de uso de cacos como matéria-prima para a produção de novas embalagens até 2030.

Para Morgana Corrêa, gerente Jurídica e de Relações Governamentais da O-I e líder do Comitê de Sustentabilidade da O-I na América do Sul, está no DNA da companhia promover a sustentabilidade. “Apoiamos ações criativas que estimulem nossos colaboradores e a sociedade em geral a contribuírem com o uso e destinação correta das embalagens de vidro pós-consumo. O vidro é um material puro e extremamente sustentável, que pode ser reciclado infinitas vezes. Acreditamos que ampliando a conscientização sobre a importância de cada um fazer a sua parte e identificando meios que facilitem a separação e depósito adequado das embalagens de vidro estaremos contribuindo com um círculo virtuoso com benefícios significativos para o meio ambiente e para toda a sociedade”, destaca a executiva.

Como funciona?

Qualquer pessoa pode criar uma conta na própria máquina da ação, pelo aplicativo ou pelo site do programa. Em seguida, já pode depositar as embalagens de vidro e acumular pontos, que são convertidos em benefícios.

Matéria anteriorSolução autônoma levará energia solar às aldeias indígenas do Xingu
Próxima matériaMultinacional alemã zera impacto de CO2 emitido em 2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − doze =