Primeiros testes da modalidade estão sendo realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A operadora logística Moove+, integrante do Grupo Flash Courier, está testando um modelo de entregas sustentáveis realizadas com bicicletas e caminhões elétricos. A empresa adquiriu as bikes e os primeiros testes com estão sendo realizados em São Paulo, no Rio de Janeiro, e outras capitais já estão nos planos para a implementação do modal.

Canecas Personalizadas

“Estamos em um momento de expansão muito forte, crescendo de forma exponencial. Não imaginávamos que nossos números chegando à marca das dez milhões de entregas realizadas por mês, por isso, pensamos em mais formas de reduzir os impactos ambientais. A sustentabilidade sempre foi uma das nossas bandeiras, e queremos ampliar ainda mais nossas ações nesse sentido”, diz o CEO da Moove+, Guilherme Juliani. A empresa quer também se adequar para receber a certificação ISO 14001 de Sistema de Gestão Ambiental por meio das práticas sustentáveis.

O primeiro lote de bicicletas elétricas foi adquirido para realizar os testes, e um caminhão elétrico já é utilizado para o transporte de carga entre as duas unidades da matriz da Moove+, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. As próximas capitais mapeadas pela empresa para a implementação das entregas sustentáveis são Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). “Como trabalhamos com franquias, muitas das entregas são feitas em CEPs próximos à unidade da Moove+, o que facilita que os entregadores percorram as rotas a pé ou de bicicleta”, comenta Guilherme.

Essa iniciativa vem junto ao estudo sobre a emissão de carbono da Moove+, que tem como objetivo reduzir e compensar a emissão de poluentes resultante das operações logísticas. As modalidades de entrega sustentável, segundo Guilherme, geram um retorno positivo ao meio ambiente. “Tudo isso já fazia parte da nossa estrutura, mas agora estamos mensurando e melhorando as operações que já desenvolvemos.”

DNA sustentável

Desde sua concepção, a empresa realiza entregas a pé e de bicicleta, e há um forte incentivo aos franqueados para que adotem esses modais. “Passamos a dar mais atenção às entregas sustentáveis pois sabemos que é algo importante, necessário e positivo. Queremos ampliar nosso impacto e reduzir a emissão de carbono”, comenta Guilherme.

Além do início de uma frota sustentável, outras ações já são realizadas pela empresa, como a busca por rotas menores visando a redução do consumo de combustível e alternativas eficazes como os Moove Lockers, que estão sendo implementados em diversas capitais brasileiras para centralizar as entregas em pontos de retirada. A coleta seletiva, reciclagem e o descarte correto dos materiais também estão entre as práticas da Moove+, que está realizando uma campanha de conscientização entre os clientes para que também adotem essa prática.

Matéria anteriorJoint venture terá primeiro projeto de parque híbrido no Brasil, unindo produção solar e eólica 
Próxima matériaBrasil pode deixar de emitir 48 milhões de toneladas de CO2 por ano com Usinas de Recuperação Energética

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

10 + 12 =