Por meio do Programa “Parceria Contra o Desperdício”, mais de 7.2 milhões de porções de frutas, legumes e verduras foram doados em 2020 e complementaram refeições para organizações parcerias do Instituto GPA que atendem populações em situação de vulnerabilidade social

O GPA, grupo controlador das marcas Pão de Açúcar e Extra, tem há 26 anos um programa de doações que beneficia organizações da sociedade civil (OSCs) nos estados onde o grupo atua. O Programa Parceria Contra o Desperdício doa mensalmente 240 toneladas de frutas, legumes e verduras que não estão em condições ideais de estética para venda, mas que ainda são apropriados para consumo. Os produtos são entregues a bancos de alimentos ou instituições parceiras do Instituto GPA que recebem ou redistribuem esses produtos para outras organizações ou famílias.

Canecas Personalizadas

Desde outubro de 2017, o Programa conta com a parceria da startup Connecting Food, que realiza a gestão das doações de forma a garantir sua frequência mensal e máxima eficiência, acompanha o caminho que as doações percorrem até chegar às organizações e seus beneficiários e ainda gera indicadores relacionados aos resultados econômicos e sociais do Programa.

Somente em 2020, mais de 420 lojas do grupo e mais de 317 instituições estiveram envolvidas no Programa. O montante beneficiou os atendidos das organizações que receberam mais de 7,2 milhões de porções de frutas, legumes e verduras para complementar suas refeições.

“Sabemos o papel do varejo alimentar na redução e prevenção do desperdício de alimentos. Por isso o GPA, por meio da mobilização do Instituto GPA e suas bandeiras, busca contribuir com a gestão inteligente da doação de alimentos para reduzir o desperdício e proporcionar uma alimentação mais saudável para pessoas em situações de vulnerabilidade social”, afirma Fernanda Mazzetto, Gerente do Instituto GPA. “O Programa Parceria contra o Desperdício é pioneiro no Brasil em adotar uma solução para sistematizar a gestão das doações de alimentos. O relacionamento com as OSCs em conjunto com a tecnologia, inteligência de dados e gestão de processos da Connecting Food ajuda a maximizar o alcance do impacto social proposto no Programa”, afirma Alcione Silva, fundadora da Connecting Food.

Além das organizações sociais cadastradas, o Programa conta com grandes parceiros como o SESC – Mesa Brasil, a Associação Prato Cheio em São Paulo e Bancos de Alimentos. Para se cadastrar no programa “Parceria Contra o Desperdício” e receber as doações, as organizações devem procurar o gerente das lojas Pão de Açúcar ou Extra mais próximas para verificar a disponibilidade das doações dessas lojas e receber orientações para realizar o cadastro no programa e informações sobre o fluxo de recebimento dos alimentos, ou acionar o Instituto GPA pelo do e-mail doacoes@institutogpa.org.br para saber mais sobre o programa.

Matéria anteriorChega ao mercado monociclo elétrico mais veloz do Brasil, capaz de atingir 70 km/h de velocidade máxima
Próxima matériaGreenpeace Brasil tem nova diretora executiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 + cinco =