Com mais de três décadas em São Paulo, a empresa lançou um projeto focado em sustentabilidade para suas obras, sede e empreendimentos

Após alguns anos estudando e com apoio da consultoria Sustentare, a construtora EXTO apresenta a iniciativa EXTOSSISTEMA”, braço de sustentabilidade de seu movimento social “Exto Mãos à Obra”. O projeto tem como base iniciativas em prol do meio ambiente nas obras, empreendimentos e sede.

Detalhes no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZrQURXfqXTU

Canecas Personalizadas

A ideia é atenuar os dados críticos trazidos pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), em que, no país, o setor gera diariamente 290,5 toneladas de entulho.

Resultados iniciais 

Sede


Implantado há três meses, o projeto já colhe alguns resultados positivos de ações que foram colocadas em prática. Entre os dados significativos, a empresa, localizada na região do Butantã, traz o evnio para reciclagem de mais de 60% dos resíduos do escritório após implantação de coleta seletiva, bem como a redução de 50% do uso de copos plásticos pelos colaboradores, visto que todos receberam copos reutilizáveis para criarem novos hábitos responsáveis. O consumo padrão de energia elétrica também está 30% mais baixo em função de medidas como troca das lâmpadas fluorescentes comuns para as de LED. Já o sistema de consumo de água, possui mecanismos que possibilitam um consumo padrão quase 35% menor, tais como, dispositivos economizadores, reuso de águas de chuva para rega de jardins, limpeza de carros e outras atividades.

Obras


Já nos canteiros de obras, nos últimos meses, mais de 60% dos resíduos foram destinados aptos para reaproveitamento em reciclagem nos meses de agosto e setembro/21. O resultado é fruto de treinamentos sobre gestão de resíduos e controle de poluição do ar, sonoro e das águas, realizados com as equipes nas obras. A expectativa é destinar aproximadamente 90% do entulho gerado nos canteiros para reciclagem em 1 ano de programa.

Empreendimentos


Os empreendimentos lançados também contam com um programa de sustentabilidade para os futuros moradores como: Coleta Seletiva, sistema de reuso de água de chuvas, sensor de presença nas áreas comuns, priorização de iluminação e ventilação naturais para economia de energia, infraestrutura para instalação de abastecimento para carros elétricos, bicicletário, entre outras iniciativas.

“O objetivo do Extossistema é aperfeiçoar e ampliar as práticas sustentáveis nos nossos projetos, no processo construtivo e também na sede da empresa. Estamos propagando uma cultura de responsabilidade ambiental, desde a concepção dos projetos à execução da obra, com o acompanhamento completo da separação, armazenamento, transporte e correta destinação dos descartes. Estamos investindo em educação das equipes, estabelecendo metas agressivas, fazendo reuniões com os colaboradores e realizando auditorias mensais, para termos um acompanhamento próximo dos resultados e da nossa evolução. Buscamos aprimorar aumentar nossos índices de reciclagem e a consciência cidadã de todos.”, comenta Flávia Matos, diretora de marketing da Exto.

Engajamento interno

Para fomentar as ações e promover uma cultura interna no escritório, foi criada uma comissão de sustentabilidade, batizada também de EXTOSSISTEMA. Formada por colaboradores de diferentes departamentos, o grupo atua como difusores de boas práticas da sustentabilidade e auxiliam em dúvidas dos demais funcionários. Além disso, foram criadas cartilhas informativas sobre sustentabilidade e há avisos pelo escritório que reforçam a importância de cuidar do meio ambiente.

“Estamos muito felizes com os nossos primeiros passos do EXTOSSISTEMA e esperamos cada vez mais avançarmos em resultados positivos em todas as esferas. Entendemos que a pauta da sustentabilidade deve ir além do discurso e ter ações efetivas”, finaliza Flavia.

O movimento exto mãos à obra

O Movimento Exto Mãos À Obra existe formalmente desde 2015 (antes disso, as ações filantrópicas e esforços pelo bem comum eram realizados sem um nome formal, mas sempre estiveram no DNA da empresa), buscando inspirar e aproximar públicos, gerando percepção positiva e incentivando boas práticas por meio de ações e atitudes sociais e voluntárias.

O projeto conta com diversas atividades ao longo do ano, dentre elas doações fixas e a realização de eventos em associações beneficentes (como as auxiliadas Laramara, Encontrei um Amigo e o Lar Jesus Maria José), com a integração de colaboradores Exto que busquem se voluntariar; a adoção de praças e melhorias nos entornos de obras; e o comprometimento interno de aperfeiçoamento da Exto para realização de estudos constantes de processos e práticas ainda mais sustentáveis nos canteiros e nos seus empreendimentos. Outros interessados em participar ou replicar as ideias, devem contatar o e-mail maosaobra@exto.com.br e acessar o site exto.com.br.

Matéria anteriorMais de 20 toneladas de embalagens de cosméticos são coletadas por empresas
Próxima matériaGoiânia recebe pontos de coleta de reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × um =