Esforços foram realizados nas implementações dos dez princípios

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT reafirma o compromisso de apoiar, implementar e difundir os 10 Princípios do Pacto Global em suas estratégias de negócio e operações. Há cinco anos, a entidade vem empenhando esforços significativos relacionados a Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Para difundir tais princípios, a entidade divulgou recentemente suas contribuições na Comunicação de Engajamento (COE), que descreve os esforços realizados nas implementações dos dez princípios.

A pandemia do coronavírus impactou fortemente a Agenda 2030, ampliando a pobreza e a desigualdade social, limitando a disponibilidade de serviços médicos e gerando prejuízos à saúde da população mundial.

A ABNT, preocupada com a situação do país e do mundo colocou-se inteiramente à disposição, no sentido de contribuir para o esforço do governo na mitigação dos efeitos nocivos causados pelo coronavírus.

Em resposta à Resolução 356/2020 da ANVISA, disponibilizou gratuitamente à sociedade, as normas técnicas relacionadas à fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde. No total 32 normas relacionadas ao assunto foram disponibilizadas gratuitamente.

Além disso, também firmou parceria com o Sebrae disponibilizando gratuitamente 49 normas técnicas para o pequeno e o microempreendedor para ajudá-los a vencer as dificuldades impostas pela crise da pandemia para os setores afetados diretamente pelo isolamento necessário, como serviços de alimentação, salões de beleza e turismo.

A ABNT também começou a trabalhar com especialistas de diversos setores em um novo modelo de documento normativo, mais rápido de ser elaborado e que pudesse trazer soluções em curto prazo de tempo, as Práticas Recomendadas relacionadas também ao combate a pandemia.

Desde 2019, tem se debruçado sobre o tema Economia Circular com a criação de uma Comissão de Estudo Especial que envolve o esforço de entidades brasileiras para criar normas internacionais baseadas em uma nova forma de pensar o desenvolvimento econômico, prezando pelo melhor uso de recursos naturais e para a preservação do nosso planeta.

A ABNT está em constante contato com setor público brasileiro para engajá-los na normalização nacional e internacional e conscientizá-los da importância do papel das normas técnicas para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nesse sentido, a ABNT contribuiu com o acordo de Cooperação com a Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) com o objetivo de avançar na atualização das normas do setor de saneamento no Brasil.

A ABNT também está envolvida em acordo com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), com objetivo de desenvolver documentos normativos nos setores de Meio Ambiente, Resíduos e Saneamento.

Para contribuir com o desenvolvimento de sistema para avaliação técnica e monitoramento de projetos de eficiência energética, a entidade firmou parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apoiando uma estratégia de financiamento que promova investimentos de baixo carbono.

A ABNT compromete-se a apoiar outros signatários e participantes do Pacto Global no Brasil a respeitar seus compromissos em prol da sustentabilidade em iniciativas como o Programa ABNT de certificação de Rotulagem Ambiental. A ação tem como objetivo a redução de impactos negativos causados no meio ambiente visando estimular a procura e oferta de produtos e serviços ambientalmente responsáveis. A ABNT é a responsável por convidar as empresas a participarem desse movimento em busca de produtos e serviços mais sustentáveis;

Outra iniciativa nesse sentido é programa de Avaliação de Operadores de Triagem de Materiais Recicláveis desenvolvido para apoiar um esforço contínuo, a fim de aumentar os atuais índices de reciclagem e maior formalização da cadeia em consonância com a Política Nacional de Resíduos. O programa foi preparado a partir do sistema de logística reversa de embalagens em geral elaborado para o Estado de São Paulo e utilizado como base para expandir a atuação para os demais Estados do país.

A ABNT também é responsável pela verificação de inventário de gases de efeito estufa, sendo um tópico importante num mundo que caminha em direção a uma economia de baixo carbono. O processo de verificação das informações deste inventário é fundamental para oferecer aos stakeholders confiança de que apresenta informações de contabilização fiéis, verdadeiras e justas.

Previous articleAfro Presença oferece 5 mil vagas de emprego para universitárias negras e negros
Next articleBanco muda 100% da produção para cartões sustentáveis

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 + 8 =